sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Adivinhas Tradicionais

É verde por fora
vermelho por dentro
E tem mil soldadinhos lá dentro.


É uma senhora muito esbelta
Que em finos véus se aperta
Quem tiver de a despertar
muitas lágrimas há-de chorar


É uma caixa pequena
Mas sabe rebolar
todos sabem abrir
E ninguém sabe fechar


Sou adorado por todos
Porque a todos faço bem
Sirvo também de relógio
A quem relógio não tem.


Alto está alto mora
todos o vêem
masninguém o adora.


Sou feita de seda fina
nasci entre verdes laços
quem mais chora por mim
é quem me faz em pedaços.


Qual é coisa qual é ela
que tem boca,e não fala
tem asa,e não voa
e tem pernase não anda.


Qual é coisa qual é ela
que foi feita para andar
e não anda.


Qual é coisa qual é ela
quando chega acasa
põe-selogo à janela.


Qual é coisaqual é ela
pêlo por fora
pêlo por dentro
alsa a perna
e mete dentro.


Qual é coisa qual é ela
tem coroa e não é rei
tem escamas e não é peixe.



Qual é coisa qual é ela
que é amarela por dentro
e branca por fora.


Qual é coisa qual é ela
mia,mia e nunca pia.


Qual é coisa qual é ela
no alto se cria e no alto mora
dá-se um arzinhoe vai-se embora.


Qual é coisa qual é ela
que tem serra e não serra
pica no chão e não acha dinheiro.

Venho das ondas do mar,
Nascido na fresquidão,
Não sou água nem sol
Trago tempero na mão.

Uma menina cortou-me
Vai levar-me ao lagar
Acabei por vinho dar
Qem sou eu?

6 comentários:

Vania disse...

1° Melancia

2° Cebola

3° passo

4° Sol

Luísa disse...

A primeira, Melancia deve ser
A outra dá sabor aos guisados
Na tercira não cheguei lá
A última deixa-nos bronzeados!

Adorei as adivinhas
Que decidiram colocar
Lancei as questões cá em casa
Para todos pôr a pensar

Parabéns!Adivinham-se Talentos à Solta...

Eduardo Trindade disse...

Hummm... Também fiquei curioso com a terceira, eu soube adivinhar as outras, mas não ela!
E olha que eu sou curioso... Vou me pôr a pensar mais...
Espero ver mais adivinhas. Gosto de pequenos mistérios!
Abraços!

Anónimo disse...

este site devia ter as respostas ás adivinhas

Anónimo disse...

metam as respostas

Anónimo disse...

mete as respostas